Equipe

A MedCel possui em seu corpo profissional profissionais com capacitação em hematologia, hematologia pediátrica, pediatria, oncologia, hemato-oncologia e transplante de medula, com formação e atuação nacional e internacional. Todos apresentam ampla experiência em suas respectivas áreas de atuação, atuando em instituições de renome e competência comprovada. Muitos são engajados em projetos e serviços de pesquisa e desenvolvimento científico, proporcionando aprimoramento e renovação constante do conhecimento à MedCel. Conheça um pouco dos nossos profissionais.

Equipe TMO

Luís Fernando Bouzas Graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1979), especialização em Pediatria, medicina intensiva e Hematologia/Hemoterapia (AMB), mestrado em Clínica Médica - Hematologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Atenção em Câncer-Oncologia pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva -INCA (2011). Membro do Conselho Deliberativo da Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea-SBTMO; Presidente do Conselho Científico da Associação Pro-vita - Transplantes de medula óssea e professor auxiliar da UNESA - Medicina. Experiência na área de Medicina, Pediatria, Hematologia com ênfase em Transplante de Células Tronco Hematopoéticas, Terapia Celular, Doença do enxerto contra hospedeiro no transplante de células tronco hematopoéticas, Fotobiologia e Fotoferese Extracorpórea, Histocompatibilidade e Gestão em Saúde.

 Adriana Martins de Sousa Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), residência médica em Pediatria no IPPMG – UFRJ, especialização em Hematologia Pediátrica no IPPMG – UFRJ, especialização em transplante de medula óssea no Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Mestrado em epidemiologia pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Médica do Serviço de Hematologia Pediátrica do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira da UFRJ.

 Andréia Cristina Fortes Residência médica pelo Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro (2011). Médica pediatra da Prefeitura Municipal de Vassouras e do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Pediatra/Neonatologia/Oncologista.

 Marcos Oliveira da Cunha Graduação em Medicina pela Universidade Sul Fluminense de Vassouras (1987), residência em Clínica Médica (1997), pós-graduação Transplante de Células-Tronco Hematopoéticas pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (2003), pós-graduação em Hematologia pelo HUCFF. Fellowship no Department of Hematology Oncology do St. Jude Children's Research Hospital na área de Onco-Hematologia Pediátrica (USA, 2003), fellowship no Seattle Cancer Care Alliance Fred Hutchinson Cancer Research Center na área de Transplante de Células-Tronco Hematopoéticas (USA, 2008). Chefe do Serviço de Hematologia do Hospital Naval Marcílio Dias e hematologista do Hospital Estadual Azevedo Lima.

 Maria Cláudia Rodrigues Moreira Lima Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), residência em Hematologia e Hemoterapia na UFRJ (1992), Mestrado em Clínica Médica pela UFRJ, área de concentração em Hematologia (2003). Médica do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, responsável pela Unidade de Pacientes Externos do Centro de Transplante de Medula Óssea. Médica do Serviço de Hematologia do Hospital Clementino Fraga Filho (UFRJ). Responsável técnica pela Unidade de Transplante Alogênico de Medula do Centro Hospitalar de Niteroi. Estágio de aperfeiçoamento no Long Term Follow Up do Fred Hutchinson Cancer Research Center (USA) e Doutora em Ciências Morfológicas pelo ICB-UFRJ, com especialização em doença enxerto contra hospedeiro pós transplante alogênico de progenitores hematopoéticos (2011).

 Renato de Castro Araújo Graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas (1999), residência em Clínica Médica e Hematologia e Hemoterapia pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e pós-graduação em Hematologia pela Université de Paris VI - Pierre et Marie Curie (2005). Especialista em transplante de medula óssea e células-tronco hematopoéticas pelo Hôpital Saint-Louis de Paris (2005). MBA de Gestão em Saúde na COPPEAD - Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2014 e Mestrado em Saúde Pública na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) (2018). Coordenador de assistência médica do Centro de Transplante de Medula Óssea do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Experiência na área de Medicina, com ênfase em Clínica Médica, Hematologia, Hemoterapia, Transplante de medula óssea e células-tronco hematopoéticas e Gestão em Saúde.

 Rita de Cássia Barbosa da Silva Tavares Graduação em Medicina pela Universidade de Brasília (1989) e Mestrado em Atenção em Câncer pelo Instituto Nacional de Câncer (2008). Atualmente é médica concursada do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (onde atua desde 1997) e do setor de hemoterapia do Hospital Federal da Lagoa. Experiência na área de Medicina, com ênfase em Transplante de células-tronco hematopoéticas, com atuação nos seguintes temas: doenças onco-hematológicas, TMO, doença do enxerto-contra-o-hospedeiro.



Equipe Multidisciplinar

 Carla Cristina Pedrosa Lira de Moraes  Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005), aperfeiçoamento em Programa de Formação de Recursos Humanos em Pesquisa Oncológica - Laboratório de Imunologia do INCA (2006) e mestrado em Ciências pelo Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira, Fundação Oswaldo Cruz - IFF/FIOCRUZ (2017). Conhecimentos em biologia celular e imunologia, com ênfase em células-tronco hematopoéticas (CTH), com atuação em temas como: terapia celular e gênica; criopreservação, quantificação por citometria de fluxo e ensaio funcional de CTH para fins de transplante e medicina translacional.

 Carlos Augusto Pinho do Nascimento Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Gama Filho (2009), pós-graduação executiva em gestão ambiental pela COPPE/UFRJ (2011), Mestrado em Biologia Celular e Molecular pelo Instituto Oswaldo Cruz – IOC/Fiocruz (2011) e Doutorado em Biotecnologia pela Universidade Federal Fluminense, com parte do doutorado realizado no Instituto Suíço de Saúde Pública e Tropical (2017). Experiência nas áreas de Genética e Biologia Molecular, Virologia Humana e Ambiental. Especialista em gestão da qualidade. Consultor especialista em gestão da qualidade responsável por orientar à adequação dos Bancos de Sangue de Cordão Umbilical da Rede BrasilCord e do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea a padrões de qualidade internacionais em busca de certificações internacionais.

 Flávio Henrique Paraguassú Braga Graduação em Medicina pela Universidade Estácio de Sá (2014) e em Ciências Biológicas - Mod. Médica (Biomedicina) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), mestrado em Ciências Morfológicas pela UFRJ (2001) e doutorado em Ciências Morfológicas pela UFRJ (2009). Colaborador do Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Pediatra Visitador do Alojamento Conjunto do Hospital Estadual da Mãe (HMãe). Residência Médica em Hematologia Pediátrica no Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti - Hemorio. Experiência na área de Morfologia, com ênfase em Citologia e Biologia Celular, com atuação nos seguintes temas: células tronco, terapia celular, transplante, sangue de cordão umbilical e placentário e medula óssea, terapia celular, medicina translacional e pediatria geral.

 Matilde Romero Graduação em Ciências Biológicas - Mod. Médica (Biomedicina) pela Universidade de Santo Amaro (1992), mestrado em Ciências na área de concentração Biologia Celular e Molecular do Instituto Oswaldo Cruz – IOC/Fiocruz (2010). Analista sênior no cargo de supervisora técnica do laboratório de Imunogenética do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Experiência na área de Imunologia, com ênfase em Imunogenética, com atuação nos seguintes temas: HLA (antigeno leucocitário humano) aplicado a transplantes, polimorfismo, estudo de populações como índios terena, HLA e suscetibilidade à hanseníase e estudo de recombinação na região 6p21. 

 Marcia de Matos Silva Graduação em Medicina pela Fundação Técnico Educacional Souza Marques (1987), mestrado em Medicina (Dermatologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Medicina (Dermatologia) pela UFRJ (2003). Médica dermatologista do Centro Nacional de Transplante de Medula Óssea do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, responsável pelo Setor de Fototerapia do INCA. Experiência na área de Medicina, com ênfase em Dermatologia, com atuação nos seguintes temas: linfomas cutâneos, transplante de medula óssea, doença enxerto-contra-hospedeiro, fototerapia e fotoferese extracorpórea.