
A equipe médica da Medcel está autorizada pelo Sistema Nacional de Transplantes – SNT – a realizar transplantes de medula óssea autogênicos e alogênicos, estando credenciada a realizar esses procedimentos em diversos hospitais do Rio de Janeiro, como o Hospital Pró-cardíaco e o Hospital Central de Niterói.
Nosso corpo clínico é constituído de profissionais com ampla experiência na realização de transplantes obtida em instituições nacionais, como o Instituto Nacional do Câncer e o HC da UFRJ, e internacionais, como o Fred Hutchinson Cancer Research Center, em Seattle – EUA.
O transplante autogênico ou autólogo é aquele que utiliza resgate da medula óssea com células do próprio paciente, coletadas e armazenadas antes do início dos regimes de quimioterapia de altas doses, necessários para o controle da doença de base.
O transplante alogênico é o que utiliza células-tronco de um doador normal com o resgate da medula óssea destruída por regimes de quimioterapia e/ou radioterapia para o controle de enfermidades onco-hematológicas e do sistema imune. Este doador pode ser um irmão compatível (aparentado) ou um doador encontrado em registros de doadores voluntários (não aparentado).