Transplantes de Medula Óssea

 

A equipe médica da Medcel Medicina Celular está autorizada pelo Sistema Nacional de Transplantes – SNT – a realizar transplantes de medula óssea autogênicos e alogênicos, estando credenciada em diversos hospitais do Rio de Janeiro:

  • Complexo Hospitalar de Niterói – CHN
  • Hospital de Câncer – Rede Hospital Casa
  • Hospital da Unimed Volta Redonda/RJ
  • Rede D’Or São Luiz – Hospital Quinta D’Or e Clinica São Vicente
  • Centro Pediátrico da Lagoa – CPL
  • São Carlos Saúde Oncológica

Nosso corpo clínico é constituído de profissionais com ampla experiência na realização de transplantes obtida em instituições nacionais, como o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva e o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da UFRJ, e internacionais, como o Fred Hutchinson Cancer Research Center, em Seattle – EUA.

transplante autogênico ou autólogo é aquele que utiliza resgate da medula óssea com células do próprio paciente, coletadas e armazenadas antes do início dos regimes de quimioterapia de altas doses, necessários para o controle da doença de base.

transplante alogênico é o que utiliza células-tronco de um doador normal com o resgate da medula óssea destruída por regimes de quimioterapia e/ou radioterapia para o controle de enfermidades onco-hematológicas e do sistema imune. 

Este doador pode ser um irmão compatível (aparentado idêntico), um irmão parcialmente compatível (haploidêntico) ou um doador encontrado em registros de doadores voluntários (não aparentados).

Seguimos todos os padrões nacionais e internacionais sempre atentando para a qualidade, eficiência e humanização na prestação de serviços.

O Transplante de Medula Óssea, atualmente denominado Transplante de Células Tronco Hematopoéticas (CPH), já completou mais de 70 anos de utilização e trata-se de uma modalidade de terapia celular bem estabelecida e indicada no controle e cura de inúmeras enfermidades.

Dentre as indicações principais citamos:

As fontes mais utilizadas para obtenção das CPHs são a medula óssea obtidas por aspiração direta intraóssea, o sangue periférico imobilizado – células obtidas por aférese (equipamento próprio de hemoterapia) e sangue de cordão umbilical criopreservado.

Nos transplantes em doadores alogênicos são necessários critérios de seleção rígidos dos quais a histocompatibilidade é um dos mais importantes.

Trata-se de avaliar as semelhanças entre paciente e doador presentes no Complexo Principal de Histocompatibilidade (M+1C), também conhecidas como HLA – Human Leucocyte Antigen (antígeno leucocitário humano).

Este complexo sistema de gens está localizado no braço curto do armazenamento e controla todo o sistema imune e interfere com as defesas do organismo e fenômenos como a rejeição.

Outros critérios de seleção de doadores podem estar relacionados aos pacientes como: idade, gênero, grupo sanguíneo + Fator RH, sorologias para agentes infeciosos, enfermidade básica e comorbidades.

O material obtido para Transplantes, também denominado “produto”, pode necessitar manipulação mínima em laboratório como retirada de glóbulos vermelhos e plasma antes da infusão ou ser utilizado a fresco sem manipulação.

Em casos selecionados e principalmente nos transplantes autólogose para uso em tempo futuro, o “produto” pode ser criopreservado a temperaturas ultrabaixas em freezeres mecânicos ou em tanques de nitrogênio líquido.

A criopreservação exige técnica apurada e controlada para a manutenção da viabilidade celular e recuperação adequada necessária para os bons resultados nos transplantes.

A Medcel Medicina Celular conta com infraestrutura, logística e equipe especializada de biólogos e biomédicos com longo período de atuação e pioneirismo nas técnicas de processamento (manipulação), criopreservação e descongelamento/infusão de células tronco.

Possui controle interno e externo de qualidade.

Realiza as contagens celulares por técnica de Citometria de Fluxo e avaliação de viabilidade celular em laboratório próprio.

O transplante de material, desde a coleta nos hospitais até o laboratório da MedCel Medicina Celular e do laboratório para o Centro de Transplante onde ocorre a infusão, é realizado por equipe própria supervisionada pelos biólogos e em equipamentos validados quanto à temperatura e documentos.

Em função da complexidade dos procedimentos de transplante , muitos profissionais exigem produtos diferenciados para os pacientes que estão cuidando.

Assim, estamos capacitados para viabilizar testes de histocompatibilidade , avaliação de anticorpos anti-HLA, avaliação de produtos com CFU-GM, contagens de subtipos linfocitários, produção e armazenamento de linfócitos (DLI) e granulócitos.

Sempre atentos à inovação e contando com equipe de controle de qualidade, buscamos o que existe de mais necessário ao desenvolvimento das atividades neste campo  científico.

Os pacientes submetidos ao TCTH mesmo com todos cuidados prévios estão sujeitos a complicações imediatas e tardias. Incluem toxicidade aos regimes de condicionamento com quimioterapia e/ou radioterapia, infecções, rejeição e doença do enxerto contra hospedeiro aguda e crônica, principalmente.

Além do conhecimento necessário da equipe médica e multidisciplinar no manejo do paciente durante estas intercorrências, é possível  deparar com a disponibilidade de medicamentos e procedimentos para controle destas complicações. 

A MedCel oferece técnicas de Fototerapia em cabine apropriada com UVA e UVB e Fotoferese  Extracorpórea (FEC) com larga evidência de utilidade no controle da doença enxerto contra hospedeiro -DECH aguda e crônica. 

A FEC pode ser realizada tanto ao nível ambulatorial quanto hospitalar com equipamentos considerados os mais modernos desta modalidade.

São mais de 20 anos de experiência no Brasil e pioneirismo na América Latina nesta técnica.

Os pacientes candidatos ao TCTH (tranplante de celulas tronco hematopoiéticas), seus familiares e doadores são avaliados em consultas pré e pós procedimento.

A MedCel Medicina Celular provê área de Especialidades Médicas em hematologia/hemoterapia, hematologia pediátrica, oncologia cirúrgica e cirurgia geral, pediatria e  nutrição para este público específico.